quinta-feira, outubro 25, 2007

LUCKY DUBE (EM MEMÓRIA)

Caros leitores, no dia 18/10 o maior astro do reggae da atualidade Lucky Dube foi morto em uma tentativa de roubo em Rosettenville em Joanesburgo, África do Sul, quando levava os filhos para casa de familiares. Lucky Dube deixa um grande vazio na indústria da música. Sul Africano, globalmente reverenciado.

Suas músicas são tocadas em todo o mundo, através, dos seus 22 álbuns gravados em Zulu, Inglês e mesmo Afrikaans – com recorde fenomenal de vendas ao redor do mundo. Lucky Dube nasceu no dia 3 de Agosto de 1964, em Ermelo, na África do Sul. Com 9 anos de idade, foi escolhido como assistente da biblioteca de sua escola. O desejo de aprender sobre o resto do mundo e sobre a história da África do Sul fez com que ele entrasse para o mundo da música e Literatura.

Aqui em Salvador a Capital do reggae no Brasil ele fez show em maio deste ano. Regueiro que sou, claro, eu estava lá.

Site de Lucky Dube:http://www.luckydubemusic.com
REGGAE É MÚSICA, SE LIGA MEU REI!
O Sibarita

12 comentários:

Lúcia Laborda disse...

Olá conterrâneo, adorei os vídeos, viu?
Beijinhos

Senhorita B. disse...

Queridíssimo:
Lynch é uma loucura e o Império dos sonhos é uma maior ainda!!!
Bjs!

*SP Sentimento Puro disse...

Sibinha Querido,

Onde estão os clip do Lucky Dube? E o seu texto maravilhoso que mostra sua indignação diante a violência sofrida á este tão grande músico?
Mas, sem problemas...deixo aqui todo o meu "estou contigo" quanto esta brutalidade sem sentido ou com sentido...nem mais sei!!!. O que está levando os seres humanos agirem pior que animais irracionais? Estes "matam" por instinto de preservação da espécie...;enquanto nós seres racionais matam por nada...a vida está se tornando algo sem nenhum valor,vemos exemplos todos os dias:Uma simples discursão no trânsito...bumm...o tiro ecoa e mais uma vítima cai; O cara quer comprar um sanduiche,faltou 0,60 centavos, não tem...mas insiste,a funcionária explica que não pode...bumm...outro tiro ceifa a vida de um funcionário deste mesmo estabelecimento;O Lucky Dube vai levar seus filhos para a escola...logo após um homem- animal racional!?!?!?...tira do cenário, uma Vida, uma Voz que sempre levou Vida para Multidões!!!
Não sei para onde estamos caminhando Siba, te confesso que sinto medo e uma grande confusão mental apodera-se do nosso pensar, questionar...De quem é a culpa? Da sociedade? Dos governantes? É a fome, o desemprego, a impossibilidade destas pessoas ter acesso uma melhor educação e condição de vida? A ausência de Sonhos?...são Anjos ou Demônios? Vítmas de um Sistema Perverso?
Bem, não vou aqui ficar com estas minhas inquietações...VAMOS SIM deixar o Lucky Dube para sempre em nossas memórias, ouvindo sua voz, sua música...e pedindo a Jah que o receba com muito reggae e muita alegria e MUITA PAZ!!!

Recebe meu beijo SENTIDO...Comsentido,

Fátima disse...

Olá sibarita,

Reggae é música...gosto muito.
Boa homenagem a Lucky Dube!
Deixei um desafio para ti no meu cantinho.

:-) beijinhos

Luiza disse...

reggae é música. boooouua.
beijos

Alice Matos disse...

Olá amigo Sibarita...
Junto-me a ti nesta homenagem...

Quando puderes passa pelo Detalhes... tem um selo e algumas palavras também para ti...

Lice...

Sol da meia noite disse...

Sentido o post!
Obrigada pelo que nele dás a conhecer.
*

Oliver Pickwick disse...

Diga aí, meu rei! Antes de tudo, obrigado pela visita ao meu site e, também, pelos comentários generosos.
Rede em Jauá, coquinho, agulhinhas fritas, e a lua que se lenhe. Vejo em você uma aptidão inata para ocupar, no futuro, o posto de Sibarita-mor do Brasil, atualmente exercido por Dorival Caymmi. Honraria esta que, igualmente ao título de "primaz" do nosso cardeal, só pode ser ocupada por baianos.
Eu sei que este nosso país armengado, feito a facão, está repleto de
meias-tigelas, seja em qual segmento for, entretanto desconhecia que nosso satélite mais próximo pudesse também assumir essa condição, a de "meia-tigela". A nossa amiga em comum tem razão a respeito do seu humor. E, você sabe, o humor antenado e despretensioso é privilégio de poucos. E aí vem você afirmando que estou fazendo escola. Aliás, nessa escola que você frequenta, eu vou de calças curtas e ainda levo lancheira com figurinha de Mickey.
Assisti aos vídeos do Lucky Dube, lamento pela sua morte brutal e desnecessária. Musicalmente, gosto muito do reggae, mas aquele de raiz jamaicana, no seu estado puro. Não aprecio o reggae mesclado com outros estilos, pop, SKA, etc. Aliás, soube, também, que você é letrista de muitas das músicas do repertório de Edson Gomes. Esse artista é tão talentoso quanto Bob Marley, só não tem a projeção deste e nem a circunstância de cantar em ingês, o que, por si só, é um fator poderoso pra abrir mercados pelo mundo. Parabens por este trabalho.
Quanto ao Dube, eu admirava mais o seu trabalho político e social do que propriamente a sua música. Reggae pra mim tem de ter aquele compasso sincopado e aquela melodia paralela no contrabaixo, harmonizando com a melodia principal. O reggae do Dube não tem essa característica, é pop e fortemente influenciado pela música do seu país. Não tenho nada contra, mas, como disse, só aprecio o reggae de raiz jamaicana.

Saudações reguianas! (de preferência do reggae daquela ilha das Antilhas, etc, etc... He he he!

Claudinha ੴ disse...

Gosto de reggae, mas não conheço muito. Vou procurar ouvir Dube. Detesto quando a música perde e eu nem conhecia... Beijo procê!

Leticia Gabian disse...

Precisa ir a São Luis do Maranhão, Cumpadi. Acho que lá é que é a capital brasleira do reggae. A nossa Salvador fica em segundo lugar. Mas, isso pouco importa!
Lembro tanto do quanto já dancei isso! Nesse carnaval, depois de ir atrás no "ParoAnoSaiMelhor", fui terminar a madrugada lá no Bar do Reggae. Olha... cheguei em casa e até dormi de lente. Imagine só, cumpadi????!!!!!

Alexandre disse...

A África do Sul é dos países mais violentos do mundo - é uma pena porque é um país riquíssimo e com tantas potencialidades!

Não conhecia bem Lucky Dube mas acho que lhe fizeste uma boa homenagem!

Um forte abraço!!!

MEUS POEMAS disse...

Bom dia Siba!
Passei pra deixar um beijo e agradecer sua visita!
Bjão pra vc !
Gena