segunda-feira, outubro 29, 2012

TEOREMA (EQUAÇÃO)


Teorema (Equação)

Aqui adejo os meus vulcões
todos eles em lavas
e em plenas erupções.
Cospem línguas de fogo
para decifrar a incógnita
das tuas equações!

Diz-me...
Se um dos lados do teu coração
é adjacente ou um ângulo reto
de um triângulo que não é retângulo?

Sim, eu sei, poderia ser um cateto,
mais os lados não são iguais
e o teu amor é imperfeito...

O amor é a forma da igualdade
a incógnita vem na raiz da equação
e na junção de duas quantidades
o produto é a soma da tua imperfeição!

A paixão é um número multiplicado
da raiz elevada à segunda potência
na incógnita de um quadrilátero
da resultante dos quadrados...

As tuas equações são girândolas
de catetos toscos em charadas
extraídas do arco das fórmulas
no bálsamo das flores forjadas!
Na flor dos lados que formam a equação
O teu seio é a hipotenusa, o lado oposto
De uma essência, ângulo reto da paixão,
Soma dos desejos de um teorema coxo...

E então?
Fale-me dos versos!
Eles têm a marca da estigma
e o segredo dos anversos
no decifrar do teu enigma...

O Sibarita

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá Siba,

E eu que não gosto mesmo nada de Matemática, tenho de render-me, inteiramente.

QUE "COISA", QUE TRAMA TÃO BEM ENGENDRADA!

Então a paixão é só multiplicada e elevada à segunda potência? É muito, muito pouco, meu amigo.
Paixão é o teorema, na sua totalidade.

Belas, sensuais e inteligentes metáforas você empregou, no seu poema, mas no amor, por vezes, temos de ser racionais, dizem os Homens da Ciência, mas os de Letras, não conseguem entender esses catetos e essa hipotenusa.

COMPLETAMENTE INEBRIADA!

Abraço da Luz.

Claudinha ੴ disse...

Mas é uma matemática do amor e da sedução! Trigonometricamente falando, um teorema da maior responsa! Parabéns Siba! Beijos!

Lúcia Laborda disse...

Siba; amei viu? Gostei demais da forma inteligente desse teorema. A matemática é de fato, complexa;
porém os amantes formam duas curvas perfeitas, transcritas em português como côncava e convexa...
Na essência, não ha charadas nem fórmulas secretas; mas incertezas geradoras dessas questões.
Nesse teorema, não é o amor que é imperfeito, porque ele é uma reta que liga dois corações.
Lindo, inteligente, perfeito!
Boa semana, Siba! Beijos

Evanir disse...

Boa Tarde Amiga Querida.
Um momento de folga vim te deixar um beijo no coração.
Saber se esta tudo bem contigo se Deus quiser logo volto ao normal
com as visitas apesar que ultimamente
as coisas não estão muito facil.
Beijos no seu coração,Evanir.

Bandys disse...

Siba, santo cristo....
Que tu misturou a matemática com o amor e deu um samba ou melhor uma poesia cheia de enigmas e charadas.

Tu ta apaixonado!!!!Só um "homi apaixonado faz coisas maravilhosas assim.

Oia, nota 100000 viu??

Conte quem é a musa.kkkkkkkkkkkkk

Beijos seu danado.

Vivian Loreti disse...

Que poesia deliciosa. Adorei.
Bjs

Vanuza Pantaleão disse...

Vixi Maria Mãe de Deus!
Eu aqui me refrescando no meu velho arzinho condicionado nesse calor infernal - já me preparando para o feriadão - e lá vem esse eletrizante anjo baiano me cutucando, ai! ui!rsrs.
Menino, não me fale em hipotenusa! No colégio me chateavam com esse apelido, mas como eu não ligava pra nada, deram um tempinho e pararam.
Quer saber de uma curiosidade sobre o lançamento do Mestre Dorival Caymmi no cinema? Foi num filme chamado Matemática 0 Amor 10. Pois é, a Matemática do Amor pode não somar 2 mais 2 dá quatro, mas nos encanta com poesias como essa que nos dá um banho de maestria e beleza. Valeu mesmo!

Siba, tô tentando dar um capricho aqui no próximo post. Aquele que prometi sobre as minhas aventuras em terras soteropolitanas (dos nascidos em Salvador, é isso mesmo?).
Paciência, meu bichinho, ainda volto por aqui.Pronto, tá calminho agora?
Mil beijinhos!!!!

Vanuza Pantaleão disse...

Migo querido, tem post quentinho lá procê, falando da minha imensa saudade da Bahia. Espero que goste um pouquinho, tá?
Mas tem um detalhe...só retorno em dezembro. Agora, vou cuidar das festas natalícias, ou seja, da trabalheira de final de ano.

Siba, um super beijo!!!