quinta-feira, dezembro 31, 2015

RÉVEILLON 2015

Ano Novo 

Ai meu Deus! Com o ano novo saindo do coldre
Já refletindo nos espelhos retrovisores da lua cheia.
Os atabaques tocam na limpeza do espiritual da coisa
E eu salto de pára-quedas do ano velho cheio de teias..

Atô tô! Na minha roupa branca o perfume de alfazemas,
Para minha proteção o guia Ogum de Ronda e meu patuá.
Com o ano velho no poço mil pedidos nas minhas oferendas
Num céu imenso de lírio azul flamejando na praia de Jauá!

Ah... Eu tô que tô! Pés nas nuvens as horas do dia eu as bebo:
Cravinho com as estrelas, com as luas e com os sois afogados
Na brisa do ano novo soprando nos mares dos meus desejos...

Do velho ano eu limpo o pó dos pensamentos encadeados.
Do ano novo que chega abro as velas, navego na claridade
Cortando o gás dos antigos ventos medonhos e semeados...

O Sibarita

HUMAITÁ WEB RÁDIO
www.radiohumaita.com.br

quinta-feira, dezembro 24, 2015

FELIZ NATAL

Nada Além do Natal...

 Nada sei além desta janela
aberta diante do meu olhar.
É a maré, é a maré!
Lixos e ratos
estampados no horizonte
de urubus circundando
pelo céu sob a réstia
do sol alumiando meus olhos
perdidos no escarcéu.

Olhando da janela
a visão é ciclope
e me remete
à infância na maré.

As rajadas no azul cinza
de moribundos dias
não esquecidos.
Quebrantava-se o dia...

Era Natal!
Miríades de sonhos
na misantropia
dourando barrigas de lombrigas
sucumbindo pela anemia...

Nada além...
A fome e o lixo!
Nenhum papai Noel ou presente
Dos meus natais,
apenas, os resquícios.

O Sibarita

Humaitá Web Rádio
www.radiohumaita.com.br

quarta-feira, dezembro 09, 2015

NESTA CIDADE TODO MUNDO É D'OXUM

Para assistir ao vídeo desligue a Rádio Humaitá ao lado


08 de dezembro na Bahia é festa. Dia de Nossa Senhora da Conceição, é dia de adoração pelos católicos e reverenciação por adeptos do candomblé e da umbanda, no sincretismo religioso a santa é Oxum, orixá das águas doces.

A comemoração dos baianos não é somente na igreja. A Bahia é terra do sincretismo religioso, por isso hoje é dia de reverenciar também Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos baianos, e também Oxum, a rainha das águas doces, orixá da beleza e do amor.

Nesta quarta-feira (8), os católicos, o povo do santo (candomblé) e umbanda se reúne em frente à basílica para homenagear Oxum a Nossa Senhora da Conceição. Os pais, mães, filhos de santo e umbandistas dão banhos de folhas nos devotos para abrir os caminhos e trazer boas energias.

Ela, a santa é a padroeira do estado. A Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia foi construída com pedras pré-moldadas trazidas de Portugal. A devoção a Nossa Senhora da Conceição em Salvador se confunde com a história da Bahia.

O começo foi numa pequena capela, que fica ao lado da atual basílica. Foi erguida por Tomé de Souza logo que ele chegou para fundar Salvador, em 1549. A Basílica é muita frequentada pelos fies católicos e do candomblé.

O Sibarita

SOBRE OXUM

Oxum é um orixá feminino das águas doces, dos rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza, cultuada nas religiões afro-brasileiras (umbanda e candomblé) é sincretizada no catolicismo como diversas Nossa Senhora. Na Bahia, ela é tida como Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Prazeres.

O dia 8 de dezembro é marcado por duas celebrações cristãs de significados distintos (quase antagónicos), que se confundem devido à semelhança das suas designações. Sincretismo religioso aproxima várias Nossas Senhoras à figura do orixá Oxum.

O conceito teológico oficial é o do dogma da Imaculada Conceição de Maria, definido pelo papa Pio IX em 1854, e nada tem a ver com o conceito popular: afirma que Maria, mãe de Jesus, teria também sido gerada sem cópula carnal de seus pais (Ana e Joaquim); celebra, por isso, a castidade. Esta ideia começou a surgir no século XII, tendo causado intensa polémica e sido rejeitada por importantes teólogos, incluindo São Bernardo e São Tomás de Aquino, e condenada pelo papa Bento XIV em 1677, até ter sido aceite como dogma em 1854.

A instituição da ordem militar de Nossa Senhora da Conceição por D. João VI, que alegadamente sintetizaria um culto que em Portugal existiu muito antes de ser dogma, pelo menos na sua designação remete para o conceito popular, não para o conceito teológico afirmado pelo dogma. De igual forma, as freguesias portuguesas anteriormente listadas adoptaram a designação “Nossa Senhora da Conceição” ou “Conceição”, mas não “Imaculada Conceição”.

Em 8 de dezembro de 1904, em Lisboa solenemente lançou-se a primeira pedra para um monumento comemorativo do cinquentenário da definição do dogma. Ao ato, a que assistiram as pessoas reais, patriarca e autoridades, estiveram também representados por muitas irmandades de Nossa Senhora da Conceição, de Lisboa e do país, sendo a mais antiga a da atual freguesia dos Anjos, que foi instituída em 1589.

No Brasil é tradição montar a árvore de Natal e enfeitar a casa no dia 8 de dezembro, dia de N.Sra. da Conceição.

OXUM NA ÁFRICA

Rio Oxum na África

Osun, Oshun, Ochun ou Oxum, na Mitologia Yoruba é um orixá feminino. O seu nome deriva do rio Osun, que corre na Iorubalândia, região nigeriana de ijexá e Ijebu.

É representada pelo candomblé, material e imaterialmente, por meio do assentamento sagrado denominado Igba Oxum. É tida como um único Orixá que tomaria o nome de acordo com a cidade por onde corre o rio, ou que seriam dezesseis e o nome se relacionaria a uma profundidade desse rio.

As mais velhas ou mais antigas Oxum são encontradas nos locais mais profundos (Ibu), enquanto as mais jovens e guerreiras respondem pelos locais mais rasos. Ex.: Osun Osogbo, Osun Opara ou Apara, Yeye Iponda, Yeye Kare, Yeye Ipetu, etc.

Em sua obra Notas Sobre o Culto aos Orixás e Voduns, Pierre Fatumbi Verger escreve que os tesouros de Oxum são guardados no palácio do rei Ataojá.

O templo situa-se em frente e contém uma série de estátuas esculpidas em madeira, representando diversos Orixás: “Osun Osogbo, que tem as orelhas grandes para melhor ouvir os pedidos, e grandes olhos, para tudo ver. Ela carrega uma espada para defender seu povo.”

O Festival de Oxum é realizado anualmente na cidade de Osogbo, Nigéria. O Bosque Sagrado de Osun-Osogbo, onde se encontra o Templo de Oxum, é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2005.
 Ọṣun-Oogbo ou Bosque Sagrado de Osun-Osogbo é uma floresta sagrada às margens do rio Oxum que se encontra na cidade de Oogbo, Nigéria.

CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OXUM

Os filhos de Oxum dão muito valor à opinião pública, fazem qualquer coisa para não chocá-la, preferindo contornar as suas diferenças com habilidade e diplomacia. Seus filhos e filhas são doces, sentimentais, agem mais com o coração do que com a razão e são muito chorões. Filhas de Oxum tem intuição forte e podem se tornar líderes espirituais

São extremamente vaidosos e conquistadores, adoram o luxo, a vida social, além de sempre estarem namorando. São obstinadas na procura dos seus objetivos. Oxum é o arquétipo daqueles que agem com estratégia, que jamais esquecem as suas finalidades; atrás da sua imagem doce esconde-se uma forte determinação e um grande desejo de ascensão social.

Têm certa tendência para engordar, a imagem do gordinho risonho e bem-humorado combina com eles. Adoram festas, vida social e de outros prazeres que a vida lhes possa oferecer. Tendem a uma vida sexual intensa, mas com muita discrição, pois detestam escândalos.

Não se desesperam por paixões impossíveis, por mais que gostem de uma pessoa, o seu amor-próprio é muito maior. Eles são narcisistas demais para gostar muito de alguém. Graça, vaidade, elegância, preguiça, charme e beleza definem os filhos de Oxum, que gostam de joias, perfumes, roupas vistosas e de tudo que é bom e caro.

O lado espiritual dos filhos de Oxum é bastante aguçado. Talvez por isso, algumas das maiores Yalorixás (mães-de-santo) da história do Candomblé, tenham sido ou sejam de Oxum.

QUALIDADES DE OXUM

Oxum é a deusa da beleza e graciosidade

•Kare – veste azul e dourado, cor do ouro. Usa um abebé e um ofá dourados.

•Iyepòndàá ou Ipondá – é a mãe de Logunedé, orixá menino que compartilha dos seus axés. Ambos dançam ao som do ritmo ijexá, toque que recebe o nome de sua região de origem. Usa um abebé (espelho de metal) nas mãos, uma alfange (adaga), por ser guerreira, e um ofá (arco e flecha) dourado, por sua ligação com Oxóssi. É uma das mais jovens.

•Yeye òkè, •Iya Ominíbú, •Ajagura, •Ijímú, •Ipetú, •Èwuji, •Abòtò, •Ibola, •Gama (Vodun feminino da mesma energia de Sakpatá, incorporado ao culto Yorubá através de sua concernente Oxum)

•Oparà ou Apará – qualidade de Oxum, em que usa um abebé e um alfange (adaga) ou espada. Caminha com Oya Onira, com quem muitas vezes é confundida. Diferente das outras Oxuns por ter enredo com muitos Orixás, vem acompanhada de Oyá e Ogum.

CULTO A OXUM

•Dia principal de culto: Sábado, •Comemoração Anual: 08 de dezembro, •Cores: Amarelo, ouro, rosa, azul claro, •Símbolo: Leque com espelho (Abebé), •Elemento: Água Doce (Rios, Cachoeiras, Nascentes, Lagoas), •Domínios: Amor, Riqueza, Fecundidade, Gestação e Maternidade, •Saudação: Ora Yêyê Ô!, •Velas: branca, rosa e azul clara, •Oferendas: Omolocum, rosas e palmas amarelas, espelhos, bonecas, etc.


O Sibarita
 Fontes de pesquisas:
 wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Oxum
 Imaculada Conceição
 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Imaculada_Concei%C3%A7%C3%A3o

 Características de Oxum - https://ocandomble.wordpress.com/os-orixas/oxum/