quinta-feira, janeiro 15, 2009

LAVAGEM DO BONFIM

Aqui a participação do povo na lavagem.

Vídeo com Mariene Castro cantando a música de Walmir Lima "Ilha de Maré" que simboliza o povão vindo da ilha para participar da lavagem do Bonfim! Demais!

O sagrado e o profano, festa do Bonfim!

Oh, glória a ti neste dia de glória, circundou, Epá Babá!
Coloquei os meus patuás, os meus colares de Oxaguiã
Comigo a fé no Senhor do Bonfim e no meu Pai Oxalá
Mas, em verdade, levo também o Opaxorô de Oxalufã...

Gloria a ti meu Senhor do Bonfim, e daí-nos a graça divina,
Tu és a esperança, o eterno farol, a aurora dos lares baianos,
O redentor que nos conduz a conquistas desta sagrada colina
Há duzentos e cinqüenta anos aos teus pés nós te louvamos...

Elevo as mãos para o alto oro a paz, o amor e a fraternidade
Estrelas de consolo sobre a palestina entreabriu-se no azul
Do Bonfim feito perdão para Israel nas trevas das maldades
Transmudando o torpor do seu genocídio em pétalas de luz...

Núncia do céu, oh glória a ti, dê-nos a graça nessa procissão
Vixe mainha! É numa nice, quem tem fé, vai a pé ao Bonfim
É lavagem! Sou boca de zero nove ao Deus dará, na emoção
Subo a Colina, no sagrado: oro por ti! No profano: ai de mim...

Minha obsessão, as baianas com os jarros cheios de água de flor
Fazem o cortejo da lavagem e eu nos Zárabes do Carlinhos Brow
Na mistura de todas as raças, sol a pino, vou tocando meu agogô
Comendo água na levada de um arrocha no toque do berimbau...

Ai amor, aconchambrei da Praça Cairu até o Bonfim e nem te falo
Misericórdia! Eu tava que tava no meio dos Zárabes, os benditos
Só alegria! No trio elétrico da Ivete Semgalo com ela cantei de galo
A piriguete tem cada coxa! Não agüentei não, vixe! Pedi pinico...

-O que é Ivete? Ôxem...
-Sibarita, você tá fraco, deu caruara meu rei? Rsrs
-Piriguete, deixe de onda, viu?
-Onda? Vai dizer que não lhe coloquei para correr?
-Bbboomm...
-Pensei que você fosse retado, mas, bateu fofo! kkkkkkk
-Qual é o caso dela gente? Se ligue viu Ivete!
-Ainda por cima é tirado a João Valentão! Kkkkkkk
-Ta gargalhando de que piriguete? Feche sua cara!
-Meu nego, você precisa tomar umas vitaminas e aparecer! kkkkkkkkkkkkkk
-Oxente! O que é isso Ivete?
-Você falou tanto que ia ser tome e tome, cadê? Nem iniciou o tome... kkkkkkkk
-Ai meu Deus, deve ser praga!
-É? É nada! Você é que não da mais no coro! Kkkkk
-Ô Ivete, manere que não foi assim...
-Não foi o que? Kkkk Nunca mais brinque com uma piriguete... kkkkkkkkkkk
-Ai meu Deus, essa Ivete ta a fim de me lenhar!
-Tô nada! Mulherada, esse Sibarita é propaganda enganosa! Vou ao PROCON! kkk
-Me lenhei, agora, o que elas vão dizer de mim?
-Disso não sei... mas, que você negou fogo, negou!
-Oxente! Mulher miserável é essa Ivete meu Deus... Tá com raiva de lá eu, é? kkkk
-Ô, né não? Eu querendo e nada! Você me matou de raiva sim! Kkkkkkk
-Melhor eu nem responder...
-Ô Zé fracote! kkkkkkkkkkkkk
-Que esparro é essa Ivete, nunca mais!
-Meu nego, você não come feijão não, é? kkkk
-Que piriguete sacana e ainda goza com minha cara!
-É seu Sibarita eu não queria gozar com sua cara não! Mas, você...
-Xiiiiiiiii... Vou me picar, agora, que você é toda boa, é muito mesmo!
-Sou? Hummm... e o que teve com você que pediu pinico?
-Oi, melhor eu sair de fininho...
-Ô Sibarita? Oxente, cadê ele? O cara cheio de patuá, colares e fitinha do Senhor do Bonfim e não agüentou o tranco! Kkkkkkkkkk Acho que essa sacana fez promessa demais e não pagou ao Santo ai deu no que deu! Falhou! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O Sibarita

BAIANÊS E IORUBÁ

Epá Babá! – Saudação a Oxalá.
Patuá – Amuleto que muitos baianos usam.
Oxaguiã – É Oxalá jovem o único orixá fun-fun que guerreia, usando para isso uma espada e um escudo que recebeu de Ogun. O tipo OXAGUIÃ é um jovem guerreiro combativo. É habitualmente alto e robusto, mas não é agressivo nem brutal. Não despreza o sexo e cultiva o amor livre. É alegre, gosta profundamente da vida, é falador e brincalhão. Ao mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos. Orgulhoso, sedento de feitos gloriosos, às vezes, uma espécie de D. Quixote. Os seus pensamentos originais geralmente antecipam os da sua época. Ele é o nascente.

Oxalá – É Senhor do Bonfim no Candomblé. Filho de Olorum, orixá dos orixás. Traz o cetro sagrado chamado opaxorô, onde comanda os três mundos existentes; material, espiritual e purgatório. OXALÁ é o detentor do poder procriador masculino. Todas as suas representações incluem o branco. É um elemento fundamental dos primórdios, massa de ar e massa de água, a protoforma e a formação de todo o tipo de criaturas no AIYE e no ORUN. Ao incorporar-se, assume duas formas: OXAGUIÃ jovem guerreiro, e OXALUFÃ, velho apoiado num bastão de prata (OPAXORÔ). OXALÁ é alheio a toda a violência, disputas, brigas, gosta de ordem, da limpeza, da pureza. A sua cor é o branco e o seu dia é a sexta-feira. Os seus filhos devem vestir branco neste dia. Pertencem a OXALÁ os metais e outras substâncias brancas.

Opaxorô – Bastão de Oxalá quando ele assume a forma de um Orixá velho.
Oxalufã – Oxalá velho. O tipo físico de OXALUFÃ é frágil, delicado, friorento, sujeito a resfriados. Compensa sua debilidade física com grande força moral, e seu alvo à realizar é a condição humana no que tem de mais nobre. É fiel no amor e na amizade. Oxalufã é o poente.
Vixe mainha! – Olhe meu amor.
É numa nice – É numa boa. (nice, pronuncia-se: naice).

Quem tem fé, vai a pé ao Bonfim – Dito popular baiano, quer dizer que para ir para a lavagem saindo da Igreja da Conceição até a Igreja do Bonfim tem que vir a pé, uma distância de uns 10km. Todo cortejo é feito a pé por todos.
Boca de zero nove - A pessoa que se diz retada, não tem tempo ruim.
Ao Deus dará – A vontade, sem procupações.
Subo a Colina – Sobe a ladeira do Bonfim a igreja fica na Colina.
Minha obsessão – Meu desejo.
Os Zárabes – Um grupo de pessoas vestidos de árabes que participam da lavagem comandada por Carlinhos Brow o seu criador tocando instrumentos musicais afro-baiano, tipo agogô, berimbau, atabaque, reco-reco etc.
Comendo água – bebendo muito bebidas alcoólicas.
Arrocha – Ritmo musical nascido no recôncavo da Bahia na Cidade de Candeias que leva as pessoas ao delírio por ser um ritmo super dançante, ritmo contagiante.
Aconchambrar – Namorar.
Ivete Semgalo – Ivete Sengalo, cantora baiana mais popular entre todas por sua espontaneidade, baianês, voz e ritmos da Bahia. É tida atualmente como a maior cantora do Brasil. Ela se diz uma PIRIGUETE nata!
Cantar de galo – Cantar vitória antes do tempo.
Piriguete – Mulher desejosa, mulher afim de namorar, de sexo.
Vixe – Não é possível.
Pedir pinico – Não agüentar, pedir socorro, sair de baixo.
Ôxem – O que é.
Caruara – Não agüentar, ficar tremendo.
Meu rei – Meu rapaz.
Colocar para correr- O parceiro (a) não agüentar o apetite sexual do outro.
Bateu fofo – Fraquejou.
Se ligue – Fique atento (a).
João Valentão- A pessoa tirada a valente.
Feche sua cara – Não sorria.
Meu nego – Meu amor.
Oxente - O que é isso? Qual é o caso?
Tome e tome – Fazer muito sexo.
Deve ser praga – Desejo de alguém que dê errado.
Não da mais no coro – Não tem mais disposição para o sexo.
Manere – Alívie.
PROCON – Órgão governamental que protege o consumidor.
Me lenhei – Me acabei.
Negou fogo – Falhou na hora do sexo.
Zé fracote – Pessoa que não agüenta o namoro, o sexo.
Esparro - Colocar alguém em situação vexatória
Meu nego – Meu amor.
Vou me picar – Vou embora.
Sair de fininho – Ir embora sem se deixar ser notado.
Não agüentou o tranco – Não agüentou a parada.

O Sibarita

17 comentários:

Maria disse...

Oi Sibarita

Que bonito o video que vosmecê deixou aqui.
Sei que tem Festa amanhã, e eu queria mesmo era estar aí...
... tenho saudades...

Não esqueça de ir amanhã na Zuzu. Tem festa de despedida da sua Cumadi...

Beijos

Maria disse...

Já aqui toou de volta, Sibarita!
Agora vou ler, tá bom?

Maria disse...

Ó Amigo Sibarita

Eu levo um tempão a ler o seu post porque a cada 3 palavras tenho que ir ao dicionário de baianês, kkkkkk
Vosmecê se apaixonou pela coxa da Ivete foi, fio? Sei não, parece que ela nem tá aí...
Estou a ver que a festa vai ser animadinha amanhã, vou procurar uma fita do Senhor do Bonfim para colocar amanhã mesmo, viu?

Beijos, Sibarita

paula barros disse...

Oi, Fio

Você, sempre você, nos fazendo uma viagem histórica cultural, nos lembra da guerra e de se pedir paz, uma música linda, e muito humor...

Fio, acho que essa piriguete da Ivete não quis foi fazer propaganda para não perder tu para as piriguetes virtuais. Eita moça inteligente....

abraços

ChulapA disse...

hahahha
oxe q bacana, mt legal
:-)

Uma aprendiz disse...

Eita, Sibarita

Se lenhou, foi?

Tadinho! Fique assim não kkkkkkkkk

Essa Ivete é muita lenha pra motor 5. qualquer coisa kkkkkkkkkkkkkkkk

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Muito bom seu texto, esse final é bem sua cara. Parabéns!

beijo, de sua amiga paulista

Bandys disse...

O Sibarita,

Eita povo festeirooooooo!!Um dia ainda passo por aí, mas é pra conhecer a Ivete, viu?? Hahaha

Beijos
Essa festa do NS Do Bonfim é linda!!

disse...

Vixe Maria neginho, tomou todas, foi? E eu que ajoelhei, mas não rezei? Fiquei toda prosa, doidinha pra cair na gandaia e quem disse que fui?
Oxalá que me perdoe, mas daquela água de cheiro, eu queria era um banho inteiro.
Quer dizer que piriguetou com a Ivete? Aff, eu bem que ia, mas nos Zarabes, subir a colina, cair no axé,
Pensa aí neguinho, se eu chego lá, nossa, nem quero imaginar... e se lhe encontro na multidão, tomando todas, sei não!...

Avassaladora disse...

Meu Rei!!!
Que delicia seu post...
E que delicia maior ainda seu "dicionário"...
Vc é maravilhoso com a escrita... faz a gente se sentir lá... Junto com vc e a famosa "piriguete"...


Um cheiro avassalador pra vc!

Corações & Segredos disse...

Oxe!!!
Sibarita negando fogo::???
Sei não mininu...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Adorei meu neguinhu!!
Beijossssssssssssssssssss

bat_trash disse...

Um dia ainda hei de ver essa lavagem do Bonfim. Minha mãe disse que é a coisa mais linda!
Adoro os teus poemas carregados de baianidade!
És poeta e narrador regional!
Beijos e axé.

Menina do Rio disse...

Oi Siba, vim te deixar um beijinho e dizer que ando sem tempo, querido.
Meu bloguinho anda meio abandonado...


Fica bem

Beijos

Alice Matos disse...

Passei para ver as novidades e deixar o meu carinho...
Festa brava, heim?

Um beijo para ti...

Deusa Odoyá disse...

Oi meu LIndo
Vc. realmente é uma alma linda e pura.
Ao mesmo tempo que falas da pobreza, das diferenças de classes sociais e dessa guerra infernal, vc. nos brinda com essa calorosa Lavagem do Bonfim.

Uma das festas mais tradicionais da Bahia.
Um vídeo de primeiríssima.
Pena não poder estar na Bahia.
Pois se estivesse lhe garanto meu amigo, estaria no meio desse povo tão caloroso e rico em culturas.
E dái começam as festas.
Beijos e saúde a painho.

Fique na paz do mestre jesus.
Te gosto.
Sua amiga.
Regina Coeli.

Desnuda disse...

Eita..Queria era estar nesta festa linda.... Minha mãe logo cedo me avisou; hoje é dia da lavagem do Bonfim!

kkkkkkkkkkkkkk esta foi boa Sibarita! Não deu conta do andor não, éh? Reforça este patuá que a coxa da moça é forte! E da próxima tome uma garrafada daquelas, moço!


Grande beijo!

Oliver Pickwick disse...

Admiro a sua baianidade. Acredito que é um dos baianos mais da gema que conheço. Também sou como você, creio que a Bahia é o melhor lugar do mundo para se morar, porém, sou um baiano mais cosmopolita, sequer gosto de festas de largo, dendê e acarajé.
Parabenizo-o por este amor tão explícito por esta terra.
Um abraço!

Déa disse...

Oi Siba!
Isso é um post ou uma provocação? Rss
Beijos