domingo, janeiro 04, 2009

INDIGNAÇÃO

Caro leitor, nesta postagem, não terá como sempre uma poesia como dizem
rebuscada e ou uma poesia descontraída em baianês. Peço desculpas!

Neste momento que O governo de Israel massacra mais uma vez a Faixa de Gaza e a Palestina com ataques pelo ar, terra e mar, não posso e não devo me furtar a ser SOLIDÁRIO como povo da Palestina, se me perguntam se sou árabe, não, não sou! Sou Baiano de Salvador e como a maioria absoluta de nós de matriz africana já que somos a maioria do povo negro fora da mãe África!

No entanto, não posso concordar com o que Israel vem fazendo aos Palestinos com ajuda do Tio Sam (Estados Unidos). Isso é um EXTERMÍNIO, é um GENOCÍDIO! Vozes em todo mundo se levantam contra essa ATROCIDADE perpetrada pelo Exército de Israel fortemente armado contra civis desarmados. Crianças, mulheres e idosos sendo massacrados, mortos em nome da soberania do estado de Israel. Nos últimos 4 anos, foram assassinados pelo exército de ocupação de Israel 3.659 palestinos, dos quais 795 crianças, 245 mulheres e 2.619 homens adultos. Além desses assassinatos, o exército de Israel feriu 27 mil palestinos e mutilou 3.500.

Até quando? Devem ter aprendido com Hitler, infelizmente!


Há 56 anos o povo palestino luta e resiste bravamente à ocupação de seu país pelo Estado de Israel. A política ditatorial racista do Estado de Israel, o sionismo, separa o povo palestino de sua própria terra, e trata qualquer tentativa de resistência como “terrorismo”. Apoiado pelo imperialismo dos Estados Unidos, Israel promove o genocídio do povo palestino.


Israel estrangula a economia palestina, obrigando o povo palestino consumir produtos fabricados em Israel e impede o comércio de produtos palestinos fora dos territórios ocupados. O governo fascista de Israel também expulsou os palestinos de suas casas e terras: cerca de 7.500 casas de palestinos foram totalmente destruídas, 1 milhão de árvores frutíferas e oliveiras foram arrancadas, e 30 mil hectares de plantações, principalmente de trigo, foram envenenadas por herbicidas, levando a fome a grande número de pessoas, e ao aumento no preço dos alimentos. Se isso não bastasse, cerca de 224 mil hectares de terras palestinas foram confiscadas pelo estado de Israel, e mais de 73 mil hectares de terras palestinas foram totalmente arrasadas.

O Sibarita

POR FAVOR, LEIAM ABAIXO O QUE O GRANDE ESCRITOR JOSÉ SARAMAGO ESCREVEU NO BLOG DELE, maiores detalhes acessem ao mesmo: http://caderno.josesaramago.org/


Gaza
By José Saramago
22/12/2008

A sigla ONU, toda a gente o sabe, significa Organização das Nações Unidas, isto é, à luz da realidade, nada ou muito pouco. Que o digam os palestinos de Gaza a quem se lhes estão esgotando os alimentos, ou que se esgotaram já, porque assim o impôs o bloqueio israelita, decidido, pelos vistos, a condenar à fome as 750 mil pessoas ali registadas como refugiados. Nem pão têm já, a farinha acabou, e o azeite, as lentilhas e o açúcar vão pelo mesmo caminho. Desde o dia 9 de Dezembro os camiões da agência das Nações Unidas, carregados de alimentos, aguardam que o exército israelita lhes permita a entrada na faixa de Gaza, uma autorização uma vez mais negada ou que será retardada até ao último desespero e à última exasperação dos palestinos famintos. Nações Unidas? Unidas? Contando com a cumplicidade ou a cobardia internacional, Israel ri-se de recomendações, decisões e protestos, faz o que entende, quando o entende e como o entende. Vai ao ponto de impedir a entrada de livros e instrumentos musicais como se se tratasse de produtos que iriam pôr em risco a segurança de Israel. Se o ridículo matasse não restaria de pé um único político ou um único soldado israelita, esses especialistas em crueldade, esses doutorados em desprezo que olham o mundo do alto da insolência que é a base da sua educação. Compreendemos melhor o deus bíblico quando conhecemos os seus seguidores. Jeová, ou Javé, ou como se lhe chame, é um deus rancoroso e feroz que os israelitas mantêm permanentemente actualizado.


ISRAEL
By José Saramago
31/12/2008

Não é do melhor augúrio que o futuro presidente dos Estados Unidos venha repetindo uma e outra vez, sem lhe tremer a voz, que manterá com Israel a "relação especial" que liga os dois países, em particular o apoio incondicional que a Casa Branca tem dispensado à política repressiva (repressiva é dizer pouco) com que os governantes (e porque não também os governados?) israelitas não têm feito outra coisa senão martirizar por todos os modos e meios o povo palestino. Se a Barack Obama não lhe repugna tomar o seu chá com verdugos e criminosos de guerra, bom proveito lhe faça, mas não conte com a aprovação da gente honesta. Outros presidentes colegas seus o fizeram antes sem precisarem de outra justificação que a tal "relação especial" com a qual se deu cobertura a quantas ignomínias foram tramadas pelos dois países contra os direitos nacionais dos palestinos.


Ao longo da campanha eleitoral Barack Obama, fosse por vivência pessoal ou por estratégia política, soube dar de si mesmo a imagem de um pai estremoso. Isso me leva a sugerir-lhe que conte esta noite uma história às suas filhas antes de adormecerem, a história de um barco que transportava quatro toneladas de medicamentos para acudir à terrível situação sanitária da população de Gaza e que esse barco, Dignidade era o seu nome, foi destruído por um ataque de forças navais israelitas sob o pretexto de que não tinha autorização para atracar nas suas costas (julgava eu, afinal ignorante, que as costas de Gaza eram palestinas...) E não se surpreenda se uma das suas filhas, ou as duas em coro, lhe disserem: "Não te canses, papá, já sabemos o que é uma relação especial, chama-se cumplicidade no crime".

José Saramago ( http://caderno.josesaramago.org/ )







20 comentários:

Deusa Odoyá disse...

OLÁ MEU NEGUINHO!
COMO SEMPRE SOLIDÁRIO COM AS PESSOAS.
É MUITO TRISTE VER UM POVO ASSIM SENDO MASSACRADO, POR UM PAÍS QUE PODERIA SER SEU IRMÃO.
E NOIS AQUI SEM PODERMOS FAZER NADA, APENAS VENDO ESSAS IMAGENS TÃO TRISTE DA REAL REALIDADE DESSE PAÍS.
APENAS EXPRESSARMOS NOSSA REVOLTA.
CADE ESSE GOVERNO, CADE ESSA AJUDA?
AONDE ESTÃOS OS PAISES ALIADOS?
É MEU NEGUINHO, VAMOS AGRADECER A DEUS POR VIVERMOS AINDA NUM PAÍS QUE MESMO
COM TODOS OS SEUS POBLEMAS NÃO CHEGAMOS NEM PERTO DO QUE SE PASSA LÁ NO PAQUISTÃO.
PEÇAMOS A DEUS PARA ILUMINAR A ALMA DESSES COVARDES, OLHAR PELAS CRIANÇAS, PELOS VELHINHOS E OLHAR PELO PAÍS DELES.
OREMOS PELA PAZ MUNDIAL.
POIS É SÓ O QUE PODEMOS FAZER.
NOSSOS GRITOS DE REVOLTA, MEU FIO, ACREDITO QUE NEM LÁ CHEGARAM.
UM BELO VIDEO E UM POST DE MUITA RESPONSABILIDADE.
UMA COBERTURA FANTÁSTICA.
PARABENS, POR MAIS UMA OBRA DESSA,
MESMO SENDO AOS NOSSOS OLHOS ,BEM SOFRIDA.
QUE OXALÁ ILUMINE ESSA GENTE.
UM GRANDE BEIJO E MUITA FÉ NO MESTRE JESUS.
BEIJINHOS DOCES,MEU AMIGO...
REGINA COELI

Lúcia Laborda disse...

Siba, lindinho, que deprimente, viu? Não consigo entender os motivos que levam a tanta violência, por mais que expliquem. Quando vamos desse mundo, nada levamos, pra que tudo isso?
Nem tenho palavras, viu?
Que sua semana seja de realizações!
Beijos

Estações da Vida disse...

Olá. A natureza humana ainda é muito selvagem e sanguinária. A luta pelo poder é cruel. Não quero aqui defender Israel, nem tenho como fazê-lo, mas os partidários do Hamas poderiam baixar suas armas e estudar meios para resolver essa questão territorial, não lançando foguetes e mísseis contra Israel, nem se escondendo por trás de pessoas inocentes.Gandhi consegui essa faceta na Índia, preconizando a não-violência e conseguiu livrar o seu país do jugo inglês.Almejo dias melhores para todos.
Beijão.

bat_thrash disse...

O mundo pode continuar mal informado diante da força da mídia internacional,em relação a esta barbárie humana. Dois povos IRMÃOS,se matando por diferenças de opinião,por intransigências,por invejas mútuas. Não aprendemos com o Holocausto,por isto vamos a outro. Como somos burros !!!!
Dark Kiss.

Pena disse...

Genial Amigo:
Um assunto pertinente. Actual. As enormes atrocidades que se fazem no nosso Planeta.
Brilhante atitude, amigo fantástico.
Li com atenção e, cada vez mais, acredito que é uma pessoa sensata. Muito sensata.

Deixo-o com um extrato de um texto meu com que lhe agradeço a passagem sensível e majestosa de talento e agradabilidade no Memórias Vivas e Reais e pelas suas fabulosas palavras lá expressas.

Porque não haveremos de transmitir atitudes agradáveis na empatia com as pessoas, sem pensar na retribuição? Não se preocupem! Verão que é imediata. Mais imediata que um computador preciso, rápido e infalível a pesquisar informação.
É como a visão bela de um crepúsculo ofuscando-nos de deslumbre e encanto, inesquecíveis para sempre da memória pelo imenso bem-estar provocado.
Ou como o choro de um recém-nascido que dá início à sua vida sem o saber, desconhecendo o seu eu, a sua presença, por ser pura e majestosa no seu olhar com que brilha e saúda a vida, no seu modo peculiar assustado que se compreende. Intensamente! Surgiu sem equívocos! Foi feito de felicidade. Foi feito de indiscutível felicidade!

E, o seu choro, faz chorar!
Chorar de felicidade!

OBRIGADO pelo fantástico Ser Humano que é.
OBRIGADO:

Abraço forte de estima e respeito imenso.
Agradecido...imenso...

pena

Paula Barros disse...

Fio, um absurdo. Lendo você e Saramago vou me aprofundando e conhecendo mais os horrores que é essa história. Um sentimento de tristeza e horror me toma.

abraços

ChulapA disse...

eh simplesmente triste e revoltante
e quem acaba sofrendo sao os inocentes...
abs irmao, flz ano novoooooo

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog, me sensibilizou bastante te desejo um ano repleto de realizações!!

"Te desejo uma fé enorme,
em qualquer coisa, não importa o quê,
como aquela fé que a gente teve um dia,
me deseja também uma coisa bem bonita,
uma coisa qualquer maravilhosa, que me faça acreditar em tudo de novo,
que nos faça acreditar em tudo outra vez."

Caio Fernando Abreu

Bandys disse...

Siba,
Eu só rezo e peço paz!!PAZ!

Um enorme beijo

PS:adorei seu comentario la no blog e agora ninguem fala das minhas costas, to de casaco, rsrs
beijos no corro!

Maria disse...

Oi Sibarita
Este seu texto é muito importante e esclarecedor do que se passa naquele cantodo Mundo.
As pessoas nem sempre olham o que não está perto delas. E a Palestina está muito longe daí...
Vosmecê disse tudo o que havia pra dizer, e é com a ajuda do imperialismo norte americano que os sionistas prosseguem este massacre. Há que dizê-lo.

Ontem mesmo houve aqui em Lisboa uma concentração contra o massacre na faixa de Gaza, e no próximo dia 8 vamos manifestar-nos frente à embaixada do país agressor, cujo nome me recuso a escrever.

Já li aqui num comentário que não se pode fazer nada. PODE SIM! Pode vir para a RUA GRITAR contra esta guerra sem justificação, contra o sionismo, contra o imperialismo de bush.

José Saramago escreveu textos muito lúcidos, ele sabe bem o que diz. Já viveu muito e é um homem inteligente, e apesar da idade a lucidez não lhe faltou.

Hoje deixo-lhe beijos e também lágrimas, pelo povo mártir da Palestina.

NÃO À GUERRA!
VIVA A PALESTINA!

Oliver Pickwick disse...

Comrço a desconfiar seriamente dos hebreus modernos. Não faz muito, realizaram um verdadeiro genocídio no Líbano, aogora, na faixa de Gaza. Eles são pródigos em perpetuarem a imagem de eternas vítimas; têm o apoio quase-incondicional dos E.U.; e ainda controlam grande parte dos ativos circulantes do planeta.Além disso, formam uma das maiores comunidades internacionais do mundo. É uma luta desigual. E não serão repúdios demagógicos das grandes nações e da ONU que irão deter a tragédia há muito anunciada.
Um feliz 2009, Sibarita!

Uma aprendiz disse...

Oi, Sibarita

Comovente sua matéria.

Eu poderia relacionar aqui uma série de desculpas como:
- cadê a ONU?
- por quê os governos não reagem?
ou
- ainda bem que moramos aqui;
- ainda bem que aqui não tem guerra;
- ainda bem que.....

Mas, no final, a conclusão seria só uma: é chocante nossa covardia e deprimente nossa inércia.

Uma de suas amigas até comentou que em Lisboa estão saindo às ruas gritando contra a guerra. E nós?

Até quando ficaremos calados?

Vamos continuar tolerando:
- que aqui no nosso País se mate mais, nas cidades e favelas,do quê em qualquer guerra?
- O descaso de nosso governo com o povo (nós)?
- A seca no nordeste, financiada e protegida pelos ricos?
- O roubo dos cofres públicos (nosso dinheiro)?
- A desigualdade praticada e protegida?
- A impunidade generalizada?
- Um poder judiciário caótico que lota as cadeias com suspeitos que nem foram julgados e presos que já cumpriram pena?
- Os direitos humanos sendo desrespeitados aqui na nossa esquina?
- A Amazônia sendo desmatada?
- As empresas sendo privatizadas? etc...etc

Quem se cala sobre os desmandos da sua própria casa tem condições de gritar contra os da casa alheia?

Pior ainda, logo mais vamos ligar a TV e assistir a uma novela qualquer ou um filme norte-americano e fingir que vivemos em paz.

um beijo, meu amigo e
obrigada por me fazer refletir

Déa disse...

Oi Siba

Realmente seu texto é cheio de lucidez. E os de Saramago, como sempre, muito inteligentes!
Beijos

Anônimo disse...

i agree your idea ! very nice blog

Corações e Segredos disse...

OI MEU REI!
Voltando de viagem vim correndo aqui e me deparo com essa cruel realidade...
Meus olhos choram de tristeza pelas indiferenças e crueldades de nossos dias...
Deus que nos ajude a ter um mundo mais humano e menos cruel..
Beijinhos...!

Dinkin disse...

Triste realidade!
p.s:Sempre adoro tuas visitas no meu!
Você é super simpático!
Beijos!

Mary disse...

MEU QUERIDO!!!


TEU TEXTO ALÉM DE INFORMATIVO, EXCLARECEDOR E INTELIGENTE ÉCOMO VOCÊ, SOLIDÁRIO , REALISTA , HUMANO E LÚCIDO. É INACREDITÁVEL QUE UM POVO QUE SOFREU PERSEGUIÇÕES E TODA SORTE DE ATROCIDADES O FAÇA COM SEU SEMELHANTE. ISTO MUITO ANTES DE HITTLER, NA ÉPOCA DOS FARAÓS, NOS PRIMÓRDIOS DA HUMANIDADE. COMO É POSSÍVEL TAL CRUELDADE, BARBARE??
O PIOR COMA CONIVÊNCI E APOIO DE OUTROSPAÍSES DITOS PACIFISTAS. TUDO É O JOGO SUJO DO PODER,MEU DEUS QUE MUNDO!! O PIOR E QUE O ANO MAL COMEÇOU E SSO TUDO A NOS BOMBARDEAR,LITERALMENTE.

UM GRANDE BEIJO ACOMPANHADO DE UM LOGO ABRAÇO, DA TUA GURIA,MARY

Paula Barros disse...

Que você esteja em paz. abraços

Pena disse...

Estimado e Brilhante Amigo:
Um terno texto decorado pela fraternidade e amor entre os povos do Mundo.
Só queria dizer à sua pureza e sensibilidade maravilhosas umas "coisas" se mo permite:
É tão bom “sentir” o pensamento. Na Alegria.
As ideias...? Tenho imensas. Sim! Fazem parte do que sou.
As ideias coabitam comigo. Sempre. Sim, amistosas. Solidárias. De bem com todos. Falam-me de “imenso”. “Imenso”. Só “imenso”, sabem? Conquistaram um lugar precioso nas coisas que vejo.
Quanto sentimento contêem? Não consigo apurar. Nem discernir.
Deram-se como válidas. Faz algum tempo.

Abraço amigo e de respeito pela justiça e paz existentes em si.
Sempre a considerá-lo e a estimá-lo imenso pela sensível atitude direccionada ao bem-estar e harmonia de todos(as) neste mundo confuso onde não existem fictícias bombas de flores. São reais.

pena

Leticia Gabian disse...

Cumpadi,
É isso aí. É a banda podre da humanidade (Tio Sam) dando suporte a pessoas que banalizam a vida de gente inocente. E tudo por motivos que não justificam tamanha atrocidade, quase um genocídio.

Não podemos ficar sem uma manifestação, ainda que ínfima. Cada um tem a obrigação de olhar além do próprio umbigo e reclamar contra esta insanidade.

Abração, cumpadi