terça-feira, junho 16, 2009

SANTO ANTONIO - PARTE II

Santo Antonio I I

Caro leitor, faço fé que leia o texto todo! Obrigado!

Ah Deus! Não tô entendendo esse Santo tão falante! (kkk) -Seu Corró, um diazinho que tiro para levar um dedo de prosa, você acha ruim? Eu fico o ano inteiro escutando vocês, é só pedidos, é só simpatias, é so cobranças, hoje, não vou atender a ninguém, fechei para balanço. –Foi? Hummm... (kkk) -Vou aproveitar que você é bom de ouvidos e desabafar, quem quiser que se segure, nécomigonão, vou mandar é ver, arrepare! rsrsrs –Xiiii... Meu Deus! Você caro leitor (a) coloque sua barba de molho, já pensou se o Santo lhe derrubar aqui? Sei não, viu? (kkk) –Qual é o seu caso? Oi deixe o meu povo fazer suas simpatias, fazer seus pedidos, não tire onda não! Adoro, me divirto, tem cada uma que só sendo Santo mesmo para agüentar, se não fosse o Homem aqui em cima para me segurar eu botava era pra lá, arregaçava mesmo na uria sem demuria! -Ô, era? Aiaiaiaia... (kkk)

Sim, vamos nessa. (kkk) -Como você gosta de saber da vida dos outros em Corró? -Eu??? Misericórdia Deus! -Essa pessoal pensa que Santo é o que? –E eu sei lá Santo Antonio! (kkk) –Já estou é de Saco cheio! –Ué... Santo tem saco? –Tem não, é? Vá nessa... –Meu Deus! (kkk) Tem um pedido para que os baianos aprendam tocar instrumentos de pelo menos duas cordas já que vocês só tocam o berimbau por ter uma corda numa posição só e, eu com isso? -Perai, perai... Oxente! E quem disse? Esse negócio de ficar no papai e mamãe né com baiano não meu Santo, temos é um estoque de variedades, pergunte as negonas!(kkk)–Quem, eu? Sou Santo, esqueceu? –Xiiii... (kkk)

Corró, tá rebocado, esse pessoal, sei não... –Rapá! O Senhor parece que é Santo baiano, o palavreado é o mesmo! (kkk) –Olhe, eu adoro os baianos! Se não fosse o Papa, tá piripicado, as missas consagradas a mim seriam em baianês, o ouro da babilônia, faça fé meu rei! rsrsrs. –Oxente... Santo Antonio virou Olodum, pirou de vez! Pode? Meu Santo, o Homem ai o que pensa disso? –Ah Corró, são novos tempos, depois que o Jorge Amado chegou aqui falando em baianês, a *Dinha, com acarajé, abará e seus quitutes maravilhosos. O Dorival Caymmi com umas redes, abaianou de vez! – Foi? Os Santos estão todos na preguiça agora? (kkk) –Não é o que? Até eu! –Até o senhor? Ômeudeu! (kkk) –Tem coisa melhor não! (Rsrs) –Ôxe! Oi ficamos na rede, mas, a prole é numerosa, viu? A gente trabalha e como! (kkk) –Sei... –Sabe? Ah bom... (kkk)

–Esse Corró não tem jeito! –Meu Santo, a Dinha não está vendendo punheta ai não? –Imagine??!! Punheta? Que esculhambação Corró! Até você? –Opa! Não faça mau juízo, punheta, é bolinho de estudante, aqui tem esse nome. –Humm, agora, tô entendendo. –Entendendo o que? –O pessoal daqui passa por mim e grita: “E ai Santo Antonio, não vai na punheta não? É uma delicia! Pelas mãos da Dinha então é o ouro!” Meu rei, eu tapava os ouvidos e rezava umas 300 penitências pedindo perdão pelo que eu tinha ouvido! –Que pessoal sacana, né não? –Não é o que! Eu inocente... -É né? Tá certo também! (kkk)

-Não dá pára você trazer mais redes? – Eu? Oxém!!! Tá cedo ainda, nem pensar, a terra é boa demais! O Senhor quer me lenhar, é? Lhe fiz alguma coisa, foi? Quer perder seu ouvidor aqui? Então... (kkk) –Tá jóia! O Dorival Caymmi, quando veio trouxe cinco redes, uma dele e de Stella Maris, a mulher dele, é claro! Uma para Jorge Amado e **Zélia Gattai, uma para Dinha, sobraram duas. –E a do ACM, ele não é o dono de tudo ai não? -Aqui? Não! –Ué! Aqui ele se dizia dono da Bahia e dos baianos! –Ora, quem mandava votar nele? Vocês baianos tudo orebas, trouxas! (rsrs) –Ai Deus, era só o que me faltava... (kkk) –Pois é! Aliás, ele nunca veio aqui! –Não? –Não! Ele anda é pelo umbral dando ordem nele mesmo! (rsrs) –Valha-me Senhor do Bonfim! (kkk) –Tá com pena dele? –Não! Quero que ele se lenhe mais ainda! (kkk) –É? Meu véio, as duas redes que sobraram é disputado no palitinho, é mole? –Palitinho, aí tem? –O Jorge trouxe esse joguinho para matar o tempo! Agora, ninguém quer mais nada é só preguiça. –Oi que bom! Xiiii... (kkk)

–Ah, encenamos uma peça do Jorge, rapazzz, foi o maior rebucetê! A atriz foi uma da Globo que veio para o lado de cá ainda cheia de arroubos, esnobou! Mas, eu nem tava aí, ela é toda boa! (rsrs) –É? –Sim! Encarnei nela, quase eu peco, viu véio? –O que? Quase peca? Não acredito! Deus do céu, o Senhor é carnal agora, é fio? (kkk) -Não foi somente eu não! Teve mais gente... –Ô, teve? Vai dizer quem foi? –Eu? Você quer me lenhar, é? Digo não! Deus me livre! Oi tá todo mundo aqui na gandaia jogando as cajás, abaianou mesmo, meu rei, se ligue! Tou até de trancinhas rastafari, adoro um samba-reggae, um ijexá na batida do Ilê Ayê! Já estão me chamando até de o mais belo dos belos. (rsrs) –É, é mesmo? Ó Deus, que mundo é esse, até você meu Santo Antonio? –Tá, qual é o caso dele aí gente? –Ave Cristo! (kkk)

-Oi não dá para você pedir a Ivete Sengalo uma músicazinha para mim não? –Ei, não é Sengalo, é Sangalo! –Seu Corró, ela não está sem namorado? –Sei disso não! Sei que ela está grávida! -O que? Grávida? Meu Deus e não me disseram nada? -Ôxe!!!!!! Pois é, você que é Santo é último a saber! Kkkk – Vixee! E ela fez simpatia para mim... -Foi? –Foi! Ajudo e ela nem um avisozinho, tá na surdina... Deixa ela! -O Senhor não baixe seu facho não, fique ai... –Que nada meu rapá, como é que ela se casou com o David Morais? Ela me dengou, fez simpatia, dei uma ajuda. –Foi mesmo? Então... -Então, o que? Você está achando que eu descasei? Descasei não! Ela que não fez a simpatia direito e não pagou a promessa aí deu revertério! Ajoelhou, tem que rezar! Se não reza... rsrs Aí, cobrei a conta, a fatura! E é comigo? É com ela, Roberto Carlos e as baleias! Veja se ela ficou com mais alguém? Rsrsrs –Mas, está com o que gerou o filho... –Está? Me aguarde... -Xiiiiiiii... O Santo é vingativo! Agora, foi que deu, campou foi tudinho, se cuida Ivete! Vou abrir é meu o barco, virar nos seiscentos... (kkkk)

O Corró

BAIANÊS

Não tô - Não estou.
Dedo de prosa - Conversar.
Fechar para balanço - Não atender ninguém, não fazer nada.
Necomigonão - Não é comigo não.
Xiii... - Agora...
Arrepare – Preste atenção, veja.
Colocar a Barba de Molho – Ficar experto no que pode acontecer.
Tirar onda – Se achar o tal.
Derrubar – Dizer, informar, entregar.
Botar Prá Lá – Botar para lenhar em cima de alguém.
Arregaçar – Lenhar tudo.
Na Uria sem Demuria – Na hora, sem demora.
De Saco Cheio – Não agüentar mais aquela situação.
Tá rebocado – Com certeza, faça fé.
Rapá – Rapaz.
Tá piriícado – Afirmativo, faça fé.
Meu Rei – Meu Rapaz.
abaianou - Virou baiano.
Punheta – Bolinho de estudante.
Oxém – O que?
Lenhar – Acabar.
Tá Jóia – Tá beleza.
Palitinho – Jogo de três pauzinhos na mão de cada jogador.
Carnal – Pessoa que só pensa em sexo.Rebucetê – Confusão.
Toda boa – Toda gostosa.
Encarnar – Colar em alguém, afim de...
Pecar – Fazer sexo.
Cair na Gandaia – Ficar à vontade, ir para festa sem compromisso.
Jogar as Cajás – Jogar o charme, conversa para ganhar alguém.
Baixar o Facho – Ficar na sua.
Revertério – Ao contrário.
Trancinha Rastafari – Trança ao estilo Bob Marley.
Samba-Reggae – Ritmo musical baiano inventado pelo Bloco Afro Olodum.
Ijexá – Ritmo musical baiano.
Petitosa – Gostosa.
Ilê Ayê – Primeiro bloco negro da Bahia.
O Mais belo dos Belos – Com é chamado o Ilê, algo muito bonito.
Dengar – Enrolar, dar presente.
Ajoelhou, tem que rezar! – Dito popular baiano, fez promessa tem que pagar.
Tá na surdina -Está escondido.
O Bicho Pega – Da zebra, da confusão.
Cobrar a conta, a fatura – Cobrar o que lhe é devido.
Campou Tudinho – Lenhou tudo.
Abrir o barco - Ir embora
Virar nos seiscentos - Sair o mais rápido possível.

12 comentários:

Corações e Segredos disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Meu rei, dou gargalhadas com suas histórias..kkkkkk
Ô Môpai !!
Esse Santo é fogueteiro em??
Oxe,kkkkkkkkkkkkkkkkk
Corró mais ainda,,kkkkkkkkkkkk

Beijos meu rei,,,,

Ava disse...

Amigo, amado, Sibarita!

Hoje confesso que não li seu texto...
As lágrimas não deixaram...

Sem ser melodramática, mas não tem como estancá-las, ainda mais diante de tanto carinho!

Obrigada, saber que vc está aqui, que é um amigo, que corre em meu socorro ao menor gemindo, isso já me basta!


Beijos!

Anônimo disse...

Que santinho!!! :))))

Beijinhos

~*Rebeca*~ disse...

Sibarita, Corró, se vira, Dom, com os nomes! Agora, quem tem bem, quem não tem se fódem... né não? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mas a zorra foi feita e se gastou tudo, com esse tempo que ficamos longe o agoniamento volta pra estava zero... daí o fogo trepida, a chama queima e a cama quebra. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Que coisa é essa de substituto? Quem és tu? Se você não é besta, só pode ser doido. Entendi porra nenhuma! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mas uma coisa é certa, o que o Sibarita falou eu assino embaixo e de olhos fechados!

Me diga, o Santo foi te alugar os ouvidos? Perigo isso, ainda bem que foi o Antônio, porque se fosse um outro aí, você tava era lascado. Sério, quando chegou na punheta eu se assustei, véio. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Parabéns pra todos nós e manda um abração para o Sibarita... ele é porreta demais da conta! Sou doido não, vai vendo...

Jota Cê

Maria disse...

KKKKKkkkkkkkkkkKKKKKKKKKkkkkkkk

Sibarita!
Aqui não comemoro mais o santo antónio nem o são joão nem o são pedro. O fato é que estou velha para tanto forró... kkkkk

Mas tenho saudades e me lembro muito do são joão aí, em cachoeira, no ano passado. Foi demais.

Deixo beijos, tantos

Uma aprendiz disse...

Corró, não me leve a mal, mas, por favor, mande o Sibarita de volta.
Prefiro os poemas apaixonados (apesar de ousados).

beijos

Deusa Odoyá disse...

Olá meu neguinho!!!
Nossa essa vc. arrazou, tanta historinhas , que nem sei mais quem é Santo Antônio.
Será vc. inrustido nele?
Vou perguntar a corró.
Se for meu amigo, que fogo é esse.
Depois dizem que depois dos 50 anos o cabra fica mais devagar.

Para mim nada disso é verdade, pois aí que a pimenta esquenta.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nelson meu lindo, vc. é fora de série.
Por isso que te gosto.
Uma semana de muita paz e luz.
Beijinhos de muita saúde a painho.
Mas mesmo escrevendo sua historinhas hilárias, prefiro seu lado romântico, o amante a moda antiga.
Beijinhos doces, meu anjo sonhador.
Regina Coeli.

Pena disse...

Fabuloso Amigo:
Uma conversa Santa e admirável com Santo António.
Sabe, que é o Santo casamenteiro, sei que sim, extraordinário poeta fascinante.
Um talento, a sua manifestação de carácter, a sua fantasia mágica e séria, sem ter uma pontinha de ironia que fica bem. Bem de mais, dado a sua genialidade...
Fantástico, Amigo.
Parabéns pela "explosão" mágica de possuidor de um sentimento e pensamento só seus de um valor e riqueza incalculáveis por serem imensos.

Abraço de enorme respeito e estima.
Sempre a ler atentamente o que faz e faz perfeitamente..
Maravilhado e cordialmente...


pena

OBRIGADO pela sua amabilidade e a sua amizade Gigantes.
Bem-Haja, sensível e admirável amigo.

Bandys disse...

Corro, chame o Siba!!

Beijos

Paula Barros disse...

Que santinho fofoqueiro, e o Corró fica todo se achando.

Uns termos que nunca li, nem ouvi. Punheta, pensei, vige Maria, o homem enlouqueceu. rsrsrs

Um texto muito descontraído, nos colocando com os grandes nomes da Bahia, vivo, mortos, até os do umbral, essa também foi excelente.


beijos de carinho

Vanuza Pantaleão disse...

Oxênte, Sibarita!
O Baianês é mara!
Santo Antonho, né assim que se fala? Nosso santinho tá sabendo do tal sincretismmo...
Êta baiano bão da molesta!!!Bjsss

Desnuda disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Que maravilha, Sibarita!!!! Isso aqui tá bom d+! Essa do bolinho..Aff Maria....quem manda eu ter pensado besteira, né? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Beijão, amigo!