segunda-feira, outubro 20, 2014

A PETROBRÁS, O PSDB E O AÉCIO



Não sou articulador político, não sou jornalista, mas, SOU FUNCIONÁRIO DE CARREIRA CONCURSADO DA PETROBRÁS. Então, dei-me a liberdade de tecer alguns comentários sobre as falas do candidato AÉCIO esperando contribuir para que a verdade e somente a verdade fique as claras.

http://3.bp.blogspot.com/_IY0QIfIIyi0/TMmNg2wdQ9I/AAAAAAAAB0o/CSYfl5iyZaw/s1600/petrobrax.jpg
Esta logomarca custou
700 mil reais ao povo.

 PetroBrax – O candidato AÉCIO tenta enganar o povo afirmando que nunca tentou privatizar a Petrobras. Não é verdade, ele, Serra e o governo FHC tentaram sim! E aqui falo por ter vivido esse tempo como um simples mortal empregado da Petrobras. Os jornais e revistas da época, se pesquisados, vão mostrar exatamente o que afirmo.

 

Na época, por volta do ano de 2000 o presidente da Petrobras indicado pelo FHC com aval do Serra era o economista francês Henri-Phillippe Reichstul, portanto, fora dos quadros da empresa que ficou por quase três anos e ao sair da Petrobrás foi convidado pelos Marinhos para dirigir a Rede Globo passando a ser o número 02 (dois) da organização Globo.

 

NUNCA A PETROBRÁS OU QUALQUER OUTRA ESTATAL TIVERA UM PRESIDENTE ESTRANGEIRO, NO CASO, FRANCÊS.

 

Foram feitas inúmeras reuniões em todo sistema Petrobras para o anuncio da mudança do nome para PetroBrax com o argumento de que tinham sido feitas pesquisas (Pasmem) na Argentina, Uruguai e com 150 executivos da Petrobras. (Até hoje, ninguém sabe os nomes deles) O presidente francês da Petrobras Henri-Phillippe só se esqueceu de pesquisar o povo brasileiro a real dona da Petrobras do que achava.

 

O presidente da Petrobras dizia que nas pesquisas indicaram ser o BRAS de Petrobras um peso. A marca BR em verde e amarelo era confundida nos Estados Unidos com a BP da Bristish Petroleum e a fonética Petrobras era difícil para as línguas espanhola e inglesa. Nas reuniões na Petrobras sobre essa mudança o Henri-Phillippe ria quando falava das cores verde e amarela e classificava o Bras do Brasil como ônus e incompetência.

 

Nós, os mortais funcionários passamos a desconfiar que a jogada fosse mudar o nome facilitando a venda, a entrega da Petrobras para o capital estrangeiro. O projeto do Henri-Phillippe tinha sido aprovado pelo FHC e já havia consumido R$700,000,00 (setecentos mil reais) e ao fim de todo processo seriam gastos US$50 milhões. Quer dizer: o dinheiro do sofrido povo brasileiro jogado na vala da privatização para facilitar ao capital estrangeiro.

 

Assim, começou a tomar corpo entre os funcionários que deveria ser feita alguma coisa, embora, o Presidente da Petrobras tivesse se reunido com a FUP (Federação Única dos trabalhadores da Petrobras e a AEPET (Associação dos Engenheiros da Petrobras) tentando apoios da nossa classe sindical e, por conseguinte dos trabalhadores ele não obteve êxito. Todos nós passamos a denunciar na imprensa o que estava por vir por trás da mudança de nome.

 

Fizemos greves, muitos de nós punidos e até demitidos, mas, fomos em frente já que a mudança parecia irreversível. As fardas foram substituídas com o novo nome, os equipamentos também com a nova logomarca e nome em todo sistema Petrobras. Foram gastos milhões de reais nessas mudanças que depois tiveram que voltar ao que era antes por pressão da grande mídia, dos petroleiros e com certeza do povo brasileiro que não aceitou essa farsa, pergunta-se: A Petrobras foi ressarcida? Não! E quem pagou essa conta altíssima? Claro, o povo brasileiro! E o presidente da Petrobras o Francês Henri-Phillippe foi punido por esse prejuízo a nação brasileira? Não! Ele continuou lá dando as cartas por quase três anos e preparando terreno para que de alguma forma a Petrobras fosse fatiada e vendida. Mas, ao sair, foi ser o presidente da Organização Globo.

 

Ainda assim, no ano de 2000 a Petrobras deu um lucro ao Brasil de 10 (dez) bilhões de reais. Esta é a empresa que eles queriam entregar. E não tenho dúvidas que se o AÉCIO ganhar (Deus é mais!) ele entregará o suor dos brasileiros, a Petrobras foi construída passo a passo por mãos de brasileiros anônimos que deram seus sangues, suas vidas e não pode de uma hora para outra servir ao capricho de políticos sem amor a sua pátria.

 

AÉCIO fala que a Petrobras é quase toda terceirizada e quem começou isso e em qual governo? Claro, no governo FHC quando ele não deixou criar concursos para preenchimento de vagas no lugar dos que se aposentavam. É aí que começa em todo Brasil o ciclo da terceirização não somente na Petrobras bem como em todas as empresas brasileiras.

 

No AÉCIO não dá para confiar! Petroleiro que se preza, sem dúvidas, vota DILMA!

 

Nelson Haroldo (Não SOU e NUNCA FUI filiado a qualquer partido politíco).

Abaixo, transcrevo artigo do Sindicato Unificado dos Petroleiros de São Paulo



Petrobrás x Petrobrax - Uma comparação necessária

Nos oito anos de governo FHC, a Petrobrás foi fatiada em Unidades de Negócio (UN), teve cortes profundos em seu orçamento, seu efetivo foi reduzido para 32 mil pessoas, diversos direitos trabalhistas foram suprimidos e o governo ainda tentou mudar o nome da empresa para Petrobrax, em clara intenção de privatizá-la.

 

José Serra foi um dos principais "pensadores" desse modelo, responsável pelo desmonte da companhia e pelos maiores desastres ambientais da história da Petrobrás. Entre 1975 e 1994 (20 anos), a Petrobrás foi responsável por 9 desastres ambientais. Entre 1995 e 2002 (8 anos do governo FHC), a empresa registrou 29 desastres, entre eles o afundamento da Plataforma P 36, que provocou a morte de 11 petroleiros.

 

O governo Lula resgatou a Petrobrás do fundo do poço e a transformou em uma das maiores empresas do mundo, responsável pela descoberta do pré-sal, a grande reserva de óleo e gás que poderá garantir a passagem do Brasil para o Primeiro Mundo.

 

Este jornal especial apresenta dados e análises desses dois períodos: oito anos de FHC e oito anos de Lula. Por mais crítico que o movimento sindical seja em relação a diversos aspectos do atual governo na gestão da Petrobrás, das ainda enorme falta de segurança na empresa, da manutenção dos leilões e políticas retrógradas na relação de trabalho, não há grau de comparação entre os dois períodos. Com FHC/Serra, lutávamos pela sobrevivência da empresa e de nossos empregos; com Lula, lutamos para avançar ainda mais nas conquistas que obtivemos.

 

Os tucanos não se cansaram de tentar, nos oitos anos de governo Lula, destruir a Petrobrás; jornais, revistas e internet contêm farto material de consulta. Paulo Renato, ministro da Educação de FHC e deputado federal, entrou com representação em 28/08/2007 contra a Petrobrás porque a empresa descumpria o Plano Nacional de Desestatização ao se tornar mais sólida e pública (http://www.paulorenatosouza.com.br/discursonoticia.asp?id=14).

 

Recentemente, David Zilbersztajn, genro de FHC, ex-presidente da ANP (Agência Nacional de Petróleo) e principal assessor de Serra na área energética disse que o PSDB pretende rever a lei do pré-sal para oferecer essa riqueza as empresas estrangeiras. No debate da TV, AÉCIO tentou desqualificar as afirmações de seu Futuro Ministro Armindo Fraga.

Uma eventual eleição de AÉCIO representaria um perigo para a VENDA/ENTREGA da Petrobrás e ameaça à soberania do Brasil no campo energético.

9 comentários:

São disse...

Viva!

Para estas criaturas, o país não conta e o povo menos ainda.

A única coisa que lhes interessa é o lucro. O seu lucro, entenda-se!

Uma tristeza o que vai por este mundo político, subjugado ao poder económico e seus ditames.

Abraço e que o Brasil consiga votar bem.

Vanuza Pantaleão disse...

Pronto!
Sibarita abriu o verbo!
Amigo, não posso concordar com tudo o que disseste, mas vou morrer respeitando o teu direito de expores a tua verdade.
Só quero reafirmar aqui que a política não pode desunir e fragmentar o povo brasileiro.
Vou continuar sendo tua amiga, sempre!
"Hoje é tempo de partidos, tempo de homens partidos..."
Que saudade do Drummond!
Bjsssss

O Sibarita disse...

Ei moça Pantaleão! ô coisa boa! kkkkkk

Mas, a política somos todos nós, repare... Uns partidários e outros, apartidários que é o nosso caso.

Quem quer dividir o pais não somos nós nordestinos da gema e sim o sul e sudeste por se acharem melhor que nós e tanto é verdade que o FHC disse a pouco tempo que o nordestino vota em Dilma por desconhecimento, ou seja, somos burros, não lemos, não estudamos, não entramos numa universidade.

O pessoal do sulm e sudeste e não é de agora que eles sempre estão nos agredindo.

Repare a letra dessa música feita por dois nordestinos da gema, então você tira por ai que não é de hoje essa tentativa de divisão.

NORDESTE INDEPENDENTE
(Ivanildo Vila Nova e Bráulio Tavares)

Já que existe no sul esse conceito
Que o nordeste é ruim, seco e ingrato
Já que existe a separação de fato
É preciso torná-la de direito
Quando um dia qualquer isso for feito
Todos dois vão lucrar imensamente
Começando uma vida diferente
De que a gente até hoje tem vivido
Imagine o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente

Dividido a partir de Salvador
O nordeste seria outro país
Vigoroso, leal, rico e feliz
Sem dever a ninguém no exterior
Jangadeiro seria senador
O cabloco de roça era suplente
Cantador de viola o presidente
E o vaqueiro era o líder do partido
Imagine o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente

Em Recife o distrito federal
O idioma ia ser nordestinense
A bandeira de renda cearense
"Asa Branca" era o hino nacional
O folheto era o símbolo oficial
A moeda, o tostão de antigamente
Conselheiro seria o inconfidente
Lampião, o herói inesquecido
Imagine o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
O Brasil ia te de importar
Do nordeste algodão, cana, caju
Carnaúba, laranja, babaçu
Abacaxi e o sal de cozinhar
O arroz, o agave do luar
A cebola, o petróleo, o aguardente
O nordeste é autossuficiente
O seu lucro seria garantido
Imagine o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente

Povo do meu Brasil
Políticos brasileiros
Não pensem que vocês nos enganam
Porque nosso povo não é besta.

Então, claro respeito seu voto seja ele qual for, mas, lembro e pergunto o que foi que FHC fez quando presidente pelo nordeste e norte?

Nada, né? Ao contrário foi muito desemprego e até a SUDENE-SUPERITÊNDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE que a sede era em Recife ele acabou, fechou! Então, ficamos sem o seu maior órgão de desenvolvimento da região, como acreditar no AÈCIO?

Agora, se vc quer isso ai e mais entrega da Petrobrás e por ai vai, vote nele, aliás, engraçado alguns do nordeste não admitir as melhoras do povo nordestino, não me fale em bolsa família porque até ele AÈCIO diz que não vai acabar e ai eu quero saber até que ponto é verdade porque os eleitores dele quer que acabe a bolsa família.

São inúmeros benefícios que o povo de baixa renda vem tendo ao longo do governo PT (Não estou defendendo o PT) pense...

No entanto, o povo nordestino na sua sabedoria não faltará a Dilma!

Claro, vc é minha AMIGA do peito para o que der e vier e não é por política que seremos inimigos.

Um abraço

Nelson Haroldo

Vanuza Pantaleão disse...

Nelson Haroldo, ou melhor, meu super amigo, Siba!
Vamos refrear um pouquinho as nossas paixões e olhemos com mais clareza os horizontes.
Foram tantos e tantos políticos nos quais já votei (sou velhinha, viu?), e a maioria me decepcionou e já se foram tarde.
Só tem dois Políticos e Homens que eu respeito e marcaram a História do nosso imenso Brasil: Juscelino (vi Brasília nascer e curti demais; fiz um post que está lá agora, mas sem vínculo partidário) e Getúlio Vargas (apesar de todos os "senões" na sua biografia). Afora esses dois, nada, nada mais de grandioso aconteceu.
Eu não sei, amigo, eu não sei porque os "homens públicos" do nosso país são tão pequenos e mesquinhos.
Fico triste com tudo isso, muito triste.
O nosso nordeste? Ahhh, quem poderá manchar a honra de um Jorge Amado e de um Graciliano Ramos? (só para citar apenas esses dois)
O Brasil e os bons brasileiros são maiores que essas picuinhas que andam por aí, acredite.
Não se amofine, poeta!
Obrigada pela honra de tê-lo no solo democrático do nosso matagal.
Te adoroooo, menino!!!

Bandys disse...

Ola meu amigo siba, Nelson Aroldo,

Oia fio vou pular esse assunto. Domingo esta aí e ganhe quem o povo escolher.
Tive a maior decepção da minha vida com amigo por causa de eleição. E sabe o que dói, o machuca la no fundo é que esse meu amigo esteve pra morrer, nunca me pediu nada, mais eu dei, dei porque amizade pra mim é doação.Dei carinho, dei amor, dei atenção dei dinheiro. E depois essa mesma pessoa por saber que tenho fazenda, perguntou se tinha aeroporto la também. Eu graças a deus não tenho nada do governo a não ser impostos, mas não mereço ser tratada assim só porque meu candidato não é a Dilma. Alias nem o Aécio, pois vou justificar. Não mudei ainda meu titulo. Quem não se respeita não pode respeitar o proximo. To fora desse assunto.

Enfim boa votação pra voce, que a ideias briguem mais as pessoas não.

beijos

ps: pra que tu colocou essas letrinhas aqui??? afffffffffffff

Lu Nogfer disse...

Ola moço do sorriso mais alegre!

Fala demais aquele cara e nao diz nada sabe, nao me convence!
Mas sabe, to feito a nossa querida Bandys. Querendo mais falar de politica nao, porque os "queridinhos" andam me tirando do sério!
Nao sou alienada mas estou me alienando neste final de briga de cobras na tv.
E que Deus nos acuda né não seu moço?

Obrigada por ter passado pra me ver la naquelas asas, fii.

Abraço apertadão desta amiga!

Lu Nogfer disse...

Oi de novo, Siba!
Seguindo num outro perfil, outros blogs so pra tu conhecer. Mas é a mesma Lu das asas, embora um pouco ácida ou agridoce.rs

Beijos e lindo dia pra vc!

Vanuza Pantaleão disse...

Ôoooo, meu baianinho amado!
Bom fim de semana e uma eleição bem tranquila aí na nossa Bahia querida.
E, por favor, não me expulse do seu coração por causa da danada dessa política.
Ando com medo de perder você, Siba...
Dá cá um abraço e um cheiro!Bjssss

Uma aprendiz disse...

Siba,

Sua indignação é minha.
Essa eleição serviu para tirar a máscara desse povo preconceituoso e racista.
Somos ou não somos O MESMO POVO?
Por favor, me inclua FORA DESSA corja eletista.
E não pense que essa gentalha que anda ofendendo os nordestinos na net são a maioria.
Essa é uma raça a parte.
Eles só moram no Brasil, não são brasileiros.
Eles pensam que têm sangue azul, se imaginam europeus, sonham em viver em outro país e renegam sua própria gente.
Aliás, só respeitam seu próprio umbigo.
E não pense que o preconceito é só com quem mora fora do estado, eles detestam a todos que não façam parte do "mundinho" deles.
Sabe aquele tipo de pessoa que só consegue ver sua própria imagem no espelho?
Pois é. Pior que nem gostam deles mesmos, vide a quantidade de cirurgia plásticas que "essa gente" faz kkkkkkkkkkkkkkkk

Perdão!
Mas precisava desabafar.

beijos desta paulista que te ama