quinta-feira, novembro 29, 2012

HERÓIS, NEGROS DO BRASIL


Novos filmetes “HERÓIS DE TODO MUNDO”, são muitos, agradecemos à todos os comentários da primeira postagem, continuem engrandecendo os seus conhecimentos assistindo aos novos vídeos. VEJAM TODOS, É UMA BOA, FAÇAM FÉ!
 
  PAREM A RÁDIO HUMAITÁ AO LADO
  

JULIANO MOREIRA

Juliano Moreira nasceu em uma família pobre, no dia 6 de janeiro de 1873, em Salvador. Muito jovem, em 1886 aos 13 anos de idade entrou na Faculdade de Medicina da Bahia. (Primeira Faculdade de Medicina do Brasil) Formou-se aos 18 anos em 1891, torna-se professor dessa mesma Faculdade no mesmo ano e, na época, já tinha trabalhos publicados em várias revistas científicas na Europa. De 1895 a 1902, freqüentou cursos sobre doenças mentais e visitou muitos asilos europeus (na Alemanha, Inglaterra, França, Itália e Escócia).



 
MÃE MENININHA DO GANTOIS
 
Mãe Meninha do Gantois, a mais famosa Mãe de Santo do Brasil, uma mulher a frente do seu tempo. O terreiro do Gantois também um dos mais importantes do Brasil. Caetano, Gil, Gal Costa, Bethânia, Jorge Amado, Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes, Caribé e muitos outros são alguns filhos de Santo do Gantois.
 


João Cândido Felisberto, Almirante Negro
 
João Cândido Felisberto nasceu no Rio Grande do Sul, em 1880. Filho de ex-escravos, aos 14 anos entrou para a Marinha, instituição que na época era composta por 50% de negros, 30% de mulatos, 10% de caboclos e 10% de brancos. João Cândido entrou para a História como líder da Revolta da Chibata, ocorrida em 1910, contra os castigos físicos impostos aos marinheiros. Por conta deste evento, foi apelidado de Almirante Negro.

Mais: http://www.acordacultura.org.br/herois/heroi/joaocandido


Chiquinha Gonzaga, Francisca Edwiges Neves Gonzaga
 
Francisca Edwiges Neves Gonzaga nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de outubro de 1847. Seus pais -- uma mulata solteira e o Marechal Jose Basileu Neves Gonzaga, na época primeiro tenente -- só viriam a se casar quando Chiquinha tinha três anos. Por conta da família paterna, Francisca teve a educação esmerada dada às moças de boa estirpe no século XIX.
 


Negro Cosme
 
Líder da insurreição negra que fez parte da Balaiada. Uma das maiores rebeliões populares da História do Brasil. Negro Cosme defendeu o fim da escravidão.Cosme Bento das Chagas nasceu em Sobral, CE, por volta de 1800. Nasceu livre e vivia de pequenos expedientes, sabia ler e escrever. Foi preso em 22 de setembro de 1830, por ter assassinado Francisco Raimundo Ribeiro em Itapecuru-Mirim, sendo enviado à capital São Luis. Cosme fugiu da cadeia em 1° de maio de 1833, depois de liderar um levante de presos. Ficou foragido até 1838, quando foi capturado em Codó. Neste tempo ficou escondido em vários quilombos da região de Itapecuru Mirim.
 
NR. NOS ENSINAM NA ESCOLA QUE DUQUE DE CAXIAS É UM HERÓI, OLHA O QUE ELE FEZ COM O NEGRO COSME.
 
 
Antonieta de Barros
 
Antonieta de Barros nasceu em Florianópolis, Santa Catarina, em 11 de julho de 1901. De família muito pobre, ainda criança ficou órfã de pai, sendo criada pela mãe. Ingressou com 17 anos na Escola Normal Catarinense, concluindo o curso em 1921.Ao longo de sua vida, Antonieta atuou como professora, jornalista e escritora. Como tal, destacou-se, entre outros aspectos, pela coragem de expressar suas idéias dentro de um contexto histórico que não permitia às mulheres a livre expressão; por ter conquistado um espaço na imprensa e por meio dele opinar sobre as mais diversas questões; e principalmente por ter lutado pelos menos favorecidos, visando sempre a educação da população mais carente.

Mais: http://www.acordacultura.org.br/herois/heroi/antonietadebarros

 
NA PRÓXIMA SEMANA MAIS POSTAGEM SOBRE ESSES HERÓIS NEGROS.
 
O Sibarita
 
 
 
 


5 comentários:

Claudinha ੴ disse...

De tantos heróis que admiro muito, fiquei encantada com Juliano Moreira, sem dúvida alguma um espírito de luz, para se formar tão cedo em medicina, sendo negro, num país de escravos e de mentalidade tacanha. Parabéns Siba por nos mostrar Mãe Menininha, ai minha mãe e todos estes grandes nomes. Estes sim deveriam receber honras sempre! Um beijo!

Bandys disse...

Sibaaa meninuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu,
tu escreveu e eu postei no mesmo tempo..affffffff.

Olha Além de vc e do Joaquim Barbosa, eu fico com Juliano Moreira também. Conhecia a colonia dele aqui no RJ, pena que deixaram esculhambar tudo.

Oia eu num entendi seu recado nao , tu ta falando que nem bruxo, kkkkkkkkkkkkk
Tu precisa é conhecer a cariocas pra saber o que é mulher bonita, kkkkkkkkkkkk

Vai ter que voltar la , pra comentar no novo. E aí de vc que não volte, kkkkkkkk

Beijos,

Vivian Loreti disse...

Seu moço, que postagem fantástica! Gostei de verdade :) Sempre coisa boa por aqui.

Beijão

Lúcia Laborda disse...

Heróis Siba, que pouco se divulgou e muitos desconhecem suas histórias.
Parabéns por essa iniciativa!
Belas histórias de vidas!
Boa semana! Beijos

Bandys disse...

Agora que não entendi nadica de nada mesmo.

Mas não tem problema não o Carlinhos Brown ta no Rio, vou mandar ele traduzir pra mim.


Se prepare.

beijos